Em 13 de Janeiro de 2020, o vulcão Taal, na ilha filipina de Luzon, entrou em erupção, lançando cinzas quentes e gás da sua cratera, provocando uma evacuação em massa das comunidades da ilha e do perímetro afectado. Aproximadamente 25 milhões de pessoas vivem perto do vulcão. As cinzas tóxicas estão a afectar e a danificar casas, destruindo terras agrícolas, perturbando a infra-estrutura energética e, mais importante ainda, deslocando famílias e comunidades.
Devido à situação de risco e à necessidade de criar centros de evacuação para receber os desalojados, os diretores da Escola Sagrado Coração de Cavite – dos Agostinianos Recoletos – em Alfonso (Cavite), em solidariedade com as famílias atingidas, declararam a escola aberta para abrigo e evacuação. Em estreita colaboração com o centro educativo, a ARCORES Filipinas organizou-se para ajudar a prover necessidades imediatas às famílias que já foram evacuadas da escola; até hoje são quase 135 pessoas e ainda estão chegando mais. Em coordenação com as autoridades, a ARCORES Filipinas fornecerá também assistência alimentar urgente a outras vítimas.
As necessidades básicas identificadas são as seguintes: água, alimentos (enlatados, rações de arroz, macarrão); materiais para dormir (camas, lençóis…); produtos de higiene pessoal (para mulheres e crianças); utensílios e utensílios de cozinha e outros.
ARCORES Filipinas continua a avaliar a situação existente e, até a segunda semana a partir da data da catástrofe, está empenhada em fornecer e coordenar a assistência de emergência básica às vítimas… À luz das instruções do governo, ARCORES Filipinas ajudará as famílias a retornarem às suas respectivas casas assim que forem consideradas habitáveis. Para isso, já está a preparar um plano de recuperação pós-catástrofe que inclui: cuidados psicológicos e espirituais e um programa de oficinas para a produção de artesanato a partir de cinzas vulcânicas.
Como você pode ajudar?
Os afectados por esta tragédia precisam da sua ajuda. Da ARCORES International pedimos-lhe duas acções:
Orações pelas pessoas afectadas pela tragédia, que perderam as suas casas e o seu sustento.
2. Ajuda económica urgente, solidária com as pessoas afectadas, para satisfazer as necessidades básicas das pessoas que se refugiaram na escola: 8.500 euros para o centro de evacuação (150 pessoas beneficiadas) e 8.000 euros para a alimentação (1.000 pessoas beneficiadas).
Você pode fazer isso através deste número de conta:
ES36 0075 021 4806 0079 4829
ARCORES Espanha
Ou através do Paypal: